sábado, 11 de junho de 2011

PROCESSOS CRIATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE FIGURINO

Primeiramente O QUE É FIGURINO?


FIGURINO pode ser caracterizado como um conjunto de vestimentas e seus acessórios, usados pelos atores em cena.

*** Obs. “O figurino pode existir mesmo sem pessoas, depende de como o objeto é manipulado.”

As principais características que um bom figurino devem ter são: COR, FORMA, ORIGEM, MOVIMENTO, TEXTURA, VOLUME. Lembrando que para se ter um bom figurino não se trata de beleza e sim de expressão.




Abaixo, estão alguns exemplo de figurinos de grandes produções do cinema, e também personalidades atuais que se destacaram por causa de seu figurino.



O figurino é um elemento muito importante e essencial para a composição de um personagem, muitas vezes, o personagem fica conhecido pelo seu traje, maquiagem, acessório. Muitas vezes, um personagem secundário acaba se destacando por ter um figurino, que mostra um conceito, uma expressão forte. Havendo casos, de o personagem secundário, acabar se destacando mais que o próprio protagonista, como no caso do filme Batman Begins, onde o Coringa, acabou se destacando mais do que o próprio Batman.

O FIGURINO DE SONHOS DE LIBERDADE
Produção de 2014, do Grupo Transformar que traz o conceito de transformação 
na Direção de Arte. Perceba a transformação que o figurino da personagem Alice, 
tem ao longo das cenas. Abaixo segue os croquis do projeto, acompanhado de fotos e 
do link para que você possa conferir o filme e perceber melhor como se deu a construção 
do figurino deste trabalho.















A Lady Gaga é um exemplo que de personalidade, que graças a sua exuberância e excentricidade, aliados ao seu visual, oras futurista, rebuscado e/ou detalhista, mas sempre chamando a atenção, revolucionou todos os conceitos e padrões, sendo considerada hoje uma forte referência na evolução do figurino.

Pois afinal, gosto é gosto, mas se tratando de figurino:

Não se trata de beleza e sim de expressão....



FIGURINO OU ADEREÇO?

Como distinguir alguns objetos que podem ser considerados figurino e adereço? É necessário analisar o contexto, por exemplo, um chapéu na cabeça de um ator é um figurino, um chapéu em uma chapelaria é um adereço.


ORIGENS E CURIOSIDADES

As origens do "Figurino", vem de tradições anteriores ao teatro grego, que seriam as tradições orientais, de cerca de 5 mil anos atrás.


A cultura KATHAKALI, que mistura dança, teatro, literatura , poesia... é um exemplo que traz em suas tradições milenares , trajes, pinturas, mascaras, que fazem referencia as origens do figurino.

O teatro de NOH, apresenta em suas tragédias, importantes elementos para o figurino, como as máscaras kabuki, e o QUIMONO, onde cada “categoria” de mulher tem uma amarração diferente em seu quimono, assim como cada manga, peruca tem um código.



Por volta de quinhentos anos antes de Cristo, surgiu em Atenas a figura de TEPIS, considerado como sendo o “primeiro ator” (ocidental). Ele era praticamente tudo, encenador, ator, autor e até mesmo empresário. Criou um teatro ambulante, promoveu a criação de festivais e também de máscaras. A maioria dos historiadores costumam dividir o teatro em dois grandes períodos.

O período inconsciente em que as manifestações eram expressadas através de rituais, pantomimas religiosas e atos mágicos, e aquele que é escrito com finalidade especifica de representação, na Grécia antiga, estes povos realizavam festas em honra ao Deus DIONISO. Estas festas eram realizadas tanto no campo (rurais) como na cidade (urbana). Acontecia de tudo, procissões, danças, cânticos e corais. As festas no campo eram logo transformadas em concursos de tragédias e comédias. As festas urbanas eram iguais as rurais, mas eram realizadas durante toda a semana, mas somente na primavera. Convencendo-se que o teatro ocidental nasceu na Grécia, no culto ao Deus DIONISIO e suas manifestações, várias eram as histórias que se falavam deste Deus. O jovem Dionísio era perseguido pelos Titãs e estes mataram-no, cortaram-no e pedaços e atiraram-no para dentro de uma caldeira com água fervendo. Mas DIONISIO renasceu gloriosamente. Já em outra versão, mostram-nos DIONISIO aflito, lançando-se ao mar para fugir a perseguição de Licurgo o assassino de homens, recolhido por Tetis e cegado por ZÉUS, morre para finalmente ressuscitar triunfantemente após a paixão.

Curiosidade:

ORQUESTRA – lugar onde se dança

TEATRO – lugar onde se vê

O Teatro grego era de caráter religioso


Vestuário grego:

-Chiton masculino

-Clâmide feminina

Obs.: dependendo da condição social a roupa tem uma faixa...


O código das cores:

-VERMELHO - herói romântico

-AMARELO – prostituta

-BRANCO - pureza

-PÚRPURA – reis / monarquia

-PRETO - negação da vida / elegância e refinamento



TEATRO ROMANO


-Todos os teatros são construídos

-MIMO- peça mímica ( comédia)

-Só constrói teatro em pedra depois de 55 d.C

-TEATRO VIRA ENTRETENIMENTO

Vestuário romano:

-Túnica

-Pala

-Coroa de louros ( só se usa quando vai a guerra e volta vitorioso)

-Cor turquesa e preto_ reservados para classes nobres, por que eram as pigmentações mais difíceis

-Cabelo escondido – por que cabelo é intimidade


IDADE MÉDIA

-Teatro como atividade religiosa

-Espaço cênico: a própria igreja

-Encenações em procissões, praças, portas de igreja...

Vestuário


-Amarrações

-Calças com 2 pernas

-Roupas justas

-Espaço cênico e figurino muito rico.



SÉCULO XIX

Não existe diretor ( grandes atores não ensaiam)

-A luz da sala é acesa

-Orquestra aparente

-Palco italiano



BREVE RESUMO DE NOMES IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES CÊNICAS E DO FIGURINO E CENOGRAFIA

RICHARD WAGNER

Começa a trabalhar com o simbolismo no teatro, passa a retratar os sentimentos com as cores. Inova: constrói novo teatro , com a “orquestra abaixada”. Tira as colunas no meio da sala.

ADOLF APPIA

Continua as inovações no teatro, mas é um idealizador, pois não tem contatos nem condições sociais para bancar seus projetos. Trabalha melhor o cenário através de símbolos. Questiona a forma de ser do figurino, encenação, iluminação. Cria a malha preta ( hoje utilizada em dança).

EDWARD CRAIG

É da mesma época e têm os mesmos ideais que Appia, porém como tem muitos contatos e também melhor condição social, consegue realizar grandes obras, diferente de Appia, que apenas as idealiza.

STANISLAVISKI

Estabelece régras como não jogar dentro do teatro, cria o Teatro de Arte de Moscou, onde pode trabalhar técnicas de interpretação que auxiliaram no desenvolvimento do figurino e da cenografia.

Redação por: Maria Cecília Amaral / Contato: ceciliamaral.miribel@gmail.com


BIBLIOGRAFIA


VIANA, Fausto. O figurino teatral e as renovações do século XIX.

-NETO, Campello. O percurso cenográfico.

-STANISLAVISKI, Constantin. Minha vida na arte.

-MELLO E COLZA, Gilda. O espírito das roupas, a moda do século XIX.

BARBA. Eugênio. A arte secreta do ator.

-RIBEIRO, Almir. KATHAKALI.

-DENIM, Marcelo. Cenografia da face

-LEVINKIN, Melissa. História ilustrada do vestuário.

-BERTOLDI, Margot. História Geral do teatro

-KOHLER, Carl . História do Vestuário

Veja abaixo algumas atividades que aconteceram nesta oficina durante o curso:

Exercício de Construção de personagens através do figurino



Alunos durante a oficina de Figurino
Alunos durante a oficina de Figurino
Alunos durante a oficina de Figurino
Alunos durante a oficina de Figurino
Alunos durante a oficina de Figurino
Alunos durante a oficina de Figurino

Alunos durante a oficina de Figurino



Exercício: imagine e desenhe um figurino que represente a solidão e um personagem feio e odioso!!


Figurino para solidão: representado em uma noiva deixada no altar, então agora ela está solitária...

Por: Amanda


Figurino para solidão: representa um senhor rico que vive sozinho por causa de sua ganância e obsessão de poder...

Por: Caique Sakaki Coelho


Figurino para solidão

Por: Barbara Anne de Omena Evangelista


Figurino para personagem "feio e odioso": representado através do tempo, pois a cada minuto que passa, estamos mais velhos...

Por: Allison


Figurino para solidão: representado no dois lados de uma pessoa que se sente só: um lado obscuro, e o outro social...

Por: Allison



Exercício de construção de cena


Alunos e monitores durante o Curso de Cinema e Vídeo

Alunos e monitores durante o Curso de Cinema e Vídeo

Alunos e monitores durante o Curso de Cinema e Vídeo

Alunos e monitores durante o Curso de Cinema e Vídeo

Alunos e monitores durante o Curso de Cinema e Vídeo


Alunos e monitores durante o Curso de Cinema e Vídeo


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