ENQUADRAMENTOS:
O quadro de vídeo é um retângulo fixo de proporções bem definidas (razão de aspecto 4:3 ou 16:9). Assim todas as vezes que apontamos a câmera para um determinado local, e observamos através do visor (viewfinder), temos a responsabilidade de definir não só o que é visto, mas como é visto. A Câmera, através de sua imagem, sempre nos dará o ponto de vista do diretor. Além disso, o enquadramento forma a base para a composição da imagem. Entendemos por composição da imagem o arranjo dos elementos do quadro: o assunto principal, o primeiro plano, os motivos secundários. É a qualidade estética da imagem que inclui textura, equilíbrio de cores e formas, volumes e outras variáveis que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável de se ver.
A composição da imagem é responsabilidade de muitas pessoas que trabalham na produção. Desde o operador de câmera até o diretor do programa, passando pelo cenógrafo, iluminador e diretor de fotografia, todos tem participação no resultado final.
Os elementos de uma cena devem estar ordenados de maneira que tenham sentido para o telespectador que observa atento.
É importante observar o quadro por inteiro e não só o personagem ou o objeto principal. Com isto evita-se, por exemplo, plantas no fundo da cena que pareçam sair da cabeça de uma pessoa.
A Escala dos Planos:
1)– Plano Geral (PG)
2) Plano de Conjunto (PC)
3)- Plano americano (PA)
A partir deste plano todos serão sempre definidos em função da presença humana. Este plano corta a figura humana na altura dos joelhos.
EX: Jornalista na represa Guarapiranga mostrando a seca. Ele está de botas com os pés imersos dentro da água. A reportagem começa com plano de conjunto e fecha até o plano americano. Com isso o repórter fica mais próximo do telespectador, seu rosto fica mais definido, mas ainda assim mostra a situação em que ele está.
4)- Plano Médio (PM)
A pessoa aparece cortada da cintura para cima. O cenário já não tem mais tanto valor.
5)- Plano Próximo (PP)
A pessoa aparece cortada do busto para cima. O cenário não aparece e a expressão facial começa a ter um peso determinante.
6) – Primeiríssimo plano ou close up (PPP)
As partes do rosto que exprimem emoção são totalmente valorizadas.
8)- Plano de Detalhe (PD)
Não tem um limite definido podendo enquadrar partes de uma pessoa ou objeto. É usado como “insert” dentro de uma cena, quando ser quer chamar a atenção para um ponto específico.
9)- Plano seqüência (PS)
Os ângulos:
Além da divisão em planos, a câmera pode ser definida quanto a sua inclinação.
EX: pessoa passando mal --- câmera em close-up pegando o rosto de lado.
EX: Bate-se na porta e uma mulher atende. Mostra-se essa mulher em primeiro plano e a pessoa que bateu na porta em primeiro plano também. Elas conversam entre si e as cenas as mostram de frente uma falando com a outra. A câmera assume o papel (ponto de vista) de cada um dos personagens.
Outro exemplo é um homem andando por um matagal as pressas. Aparece ele andando do ponto de vista dos seus olhos pelo matagal. Causa apreensão, medo.
Hitchcock utilizou muito essa técnica em seus filmes. Martin Scorcese em Táxi Driver utilizou esse recuso baseado nos filmes que viu de Hitchcock.
Este movimento descreve uma cena horizontalmente, podendo ser da esquerda para direita, mas existem objeções de fazê-la da direita para esquerda, pois estaria em desacordo com o modo da leitura ocidental
Zoom in - traz a imagem distante para bem próxima;
Zoom out - leva a imagem próxima para longe.
Técnicas para Gravação:
É um eixo imaginário de 180 graus que divide a cena.
Quando uma das câmeras ultrapassa o eixo dos 180º, dizemos que ela "quebrou o eixo".
2)-Plano e contra-plano
Close up e ao enquadrarmos um dos participantes o outro aparece apenas com a parte e trás da cabeça.
Exemplo: Numa cena a mulher está de cabelos molhados e sai da sala para ir até o jardim externo. Na cena do jardim a mulher aparece entrando, vindo da sala, de cabelos secos.
Um exemplo melhor é o quadro do programa Jô soares “Piscou Dançou!”
Tempo de discurso – TD ----------- eu assisto
EX: está passando um filme, aparece um cartão (tela preta com GC)
Escrito “passados 5 anos....”e a história continua 5 anos depois.
EX: eu possa falar de um acontecimento que durou 1 minuto em 2 horas. O assassinato do Presidente John Kennedy.
As linhas reais de uma cena, aquelas formadas pelos objetos, pelas pessoas e pela direção do movimento podem proporcionar um clima e levar a atenção do espectador ao centro de interesse. A atenção a esse detalhe demonstra bom gosto e grande preocupação com a estética da imagem.
Tons claros dão leveza à cena enquanto tons mais escuros dão geralmente um aspecto mais sombrio, dramático.
EX: Numa entrevista num parque onde o entrevistado fala sobre novos projetos para este parque, pode-se enquadrar o entrevistado em primeiro plano desloca-lo para a direita do quadro e ao fundo colocar o lago do parque com pedalinhos etc.
Moldura – na tv analógica a moldura está numa razão de aspecto de 4x3. No cinema e na tv digital a moldura está e estará numa razão e aspecto de 16X9. Deve-se ter atenção para este detalhe. O arranjo dos objetos de cena de uma moldura para outra são naturalmente diferentes devido a espacialidade existente em um e no outro.
EX: Numa moldura 4x3 não é possível colocar todo um quarto na tela de forma a não carregar com excesso os elementos de cena. Já na moldura 16x9 a possibilidade é maior usando o mesmo plano.
Exercícios de fixação: PENSANDO IMAGETICAMENTE
Em uma folha de papel de caderno faça o seguinte exercício:
1)- Imagine uma pessoa atendendo ao telefone e recebendo a notícia que seu esposo faleceu. Que plano você usaria para mostrar essa situação?
2)- Um homem rouba uma carteira de uma senhora que está em um ponto de ônibus. Uma das pessoas que está no ponto é um rapaz ágil e sai correndo atrás do homem agarra seu pescoço e o derruba no chão. Que plano/ángulo/movimento de câmera você usaria nessa cena. O tempo de duração da cena é de exatos 15 segundos?
3)- Uma pessoa corre dentro de um apartamento em que existem uma seqüência de 4 janelas. O diretor decidiu que a tomada será por fora onde a câmera o acompanhará. Que movimento de câmera você usaria nessa cena?
5)- Você saberia me dizer que planos são esses?
Gostei muito! Obrigado.
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